sábado, 6 de abril de 2013

Museu do Louvre - Parte 1

Pirâmide Invertida.
Nos posts Museu do Louvre Parte 1 e 2 vou dar detalhes de tudo que você pode encontrar no museu, separado por andares e alas. Começo a parte 1 com algumas dicas!

Dica - na estação de metrô Palais Royal Musée du Louvre tem uma entrada direta para o Museu sem precisar sair do metrô. - Na estação Palais Royal/Musée du Louvre, siga na plataforma direção La Defense e vá para a saída do Carrousel du Louvre. 

É nesta entrada que fica a Pirâmide invertida, e tem menos fila que a entrada principal que fica na pirâmide de vidro da parte de cima, em frente ao Palácio. 

Na superfície, há também uma outra entrada mais tranquila pouco usada por turistas (ao contrário da pirâmide), chamada de Porte des Lions.

Horário de Funcionamento: Todos os dias (exceto Terças!!!) das 9 às 18:00
De Quartas e Sextas fica aberto das 9 às 21:45!!!
O Louvre não abre às terças!!!!

O Louvre abre às 9 da manhã e já estávamos lá desde às 8:30!! A entrada para o museu fica fechada por uma porta de grade, e às 9 chega um funcionário do museu para abrir a passagem! Fomos os primeiros a entrar e já corremos para tirar foto na pirâmide invertida!!! 


Você pode fazer uma cotação sem compromisso de passeios e guia em Paris comigo: contato@viagensmundoafora.com.br ou aqui pelo site, deixe um comentário no final deste post.






Atrás da pirâmide (da foto acima) fica a entrada do museu. Em resumo, destaques especiais vão para: Monalisa, Vênus de Milo, Vitória de Samotrácia, Código de Hamurábi, os fossos medievais e as antiguidades egípcias, pontos que não podem deixar de ser visitados. Ficamos umas seis horas lá. Saímos cansados, mas ainda tínhamos muitos lugares para visitar.
Entramos no museu, pegamos o mapinha e fomos correndo para a sala da Monalisa, pois é uma sala que sempre está lotada e muitas vezes forma-se até uma fila enorme para chegar perto dela....queríamos evitar isso e olhar à vontade!! Sem contar que à tempos sou louca pelo Da Vinci, já li vários livros e biografias sobre ele!!! Poder olhar de perto aquela pintura tão famosa, que só conhecia por livro e televisão, foi muito emocionante!


Ala Denon - 1o Andar


Sala da Monalisa


A sala 6 é a mais famosa do Louvre, pois é a sala da Monalisa! Por isso corremos para lá logo que entramos no museu.

Ela fica naquela parede lá no fundo da sala, onde se encontra um grupo de pessoas:


O quadro fica atrás de uma proteção de vidro, e pode ser fotografado com flash:


Porque a Monalisa é tão famosa? Veja aqui


Monalisa - Leonardo Da Vinci




A Monalisa fica nesta parede grossa que você pode ver do lado esquerdo 
desta foto, de frente para a quele bolinho de gente:

Este outro quadro enorme "Casamento em Caná" do famoso Véronèse, 
fica na parede de frente para a Monalisa, e muita gente nem percebe!


Outros quadros da sala da Monalisa:



Na sala 5, do lado da sala da Monalisa, ficam outros quadros famosos do Leonardo Da Vinci:

Sala 5 (é parde de um corredor que dá para a sala da Monalisa):

A Virgem e o Menino com Santa Anna - Leonardo da Vinci:

 A Virgem dos Rochedos - Leonardo da Vinci:

Atrás da sala da Monalisa fica a sala das pinturas francesas:



Andando pelo museu, não podemos esquecer de olhar para cima, pois em algumas salas, o teto é tão bonito quanto os quadros das paredes:  


Saindo da sala das pinturas francesas, seguimos para a Vitória de Samotrácia e depois para a Galeria de Apollo, ainda na ala Denon.

A escultura Vitória de Samotrácia, representada sob a forma de mulher alada e colocada sob a proa de um navio de guerra, foi criada para comemorar a vitória de uma batalha naval. A obra-prima, encontrada em 1863, foi criada por volta de 190 a.C e possui 3,28 metros de altura.

Vitória da Samotrácia:

A Galeria de Apollo, é uma sala muito valiosa, cheia de jóias da coroa. Dentre seus itens mais preciosos estão a coroa de Luís XV, o cetro de Carlos V, o bronze "Nesso e Djanira" de Giambologna, o Vaso Suger, a tapeçaria "A caça de Maximiliano", a coleção de vasos de Sèvres da Madame de Pompadour e a decoração dos apartamentos de Napoleão III. A porta da sala fica fechada e se abre de tempos em tempos para a troca dos visitantes.

Entrada da Galeria de Apollo: 





Veja o que eu achei em outro site, a Galeria de Apollo virtual!! Muito legal para ter uma ideia de como é.

Ala Denon - Piso Térreo

Depois descemos as escadas para o andar térreo, ainda na Ala Denon, passamos pela sala das antiguidades gregas pré clássicas, onde pudemos ver mais algumas esculturas formosas:

Gladiador Borghese: 


E então chegamos na galeria de esculturas italianas


The Dying Slave, do Michelangelo:

Eu acho essa uma das esculturas mais bonitas do Museu, a
"Psiquê revivida pelo beijo de Eros" de Antonio Canova:

Esta escultura se chama "Hermafrodita".
Me chamou a atenção por causa do colchão, que parece real e fofinho:

Depois voltamos e seguimos em direção à Ala Sully, ainda no térreo. 

Passamos então pelas Antiguidades Etruscas

“Sarcófagos dos Esposos de Caere (ou Cerveteri)”:


Passamos também pelas Antiguidades Gregas e Romanas:.


A Venus de Milo é uma das mas famosas estátuas do museu. É uma escultura grega que representa Afrodite, a deusa grega do amor e beleza física, sendo, no entanto, conhecida pelo seu nome romano Vénus. É uma escultura em mármore com 203 cm de altura, que data de cerca de 130 a.C., e que se pensa ser obra de Alexandros de Antióquia. Em 1820 a escultura foi encontrada na ilha de Milos, no Mar Egeu, por um camponês chamado Yorgos.

A famosa Venus de Milo:









Chegamos na Ala Sully - Piso Térreo, onde fica a Ala do Egito Faraônico (também tem uma ala do Egito faraônico no 1o andar, também na Ala Sully)
























Mapa do Museu do Louvre:











Separei alguns hotéis em Paris para você pesquisar no Booking.com


O restante mostro no próximo post!

Você pode fazer uma cotação sem compromisso de passeios e guia em Paris comigo: contato@viagensmundoafora.com.br ou aqui pelo site, deixe um comentário no final deste post. 

Se quiser receber todas as atualizações do site, curta a página no facebook: 


Reserve seus hotéis no Booking.comhttp://www.booking.com



4 comentários:

  1. Oi Cacá, muito informativo o seu blog acerca do Museu do Louvre. Pretendo ir para a França em final de abril e em meados de maio, estarei em Paris. Há uns 10 anos estive no Louvre e por suas fotos, matei a saudade. Aquela Galeria de Apollo não visitei. Espero vê-la desta vez, pois adoro ver jóiase objetos reais. Obrigada pela dica. ATT. Bete

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!