Passeio indispensável para vai para o Egito, região de Aswan! Abu Simbel é um complexo arqueológico egípcio que antigamente se situava próximo ao lago Nasser. Entretanto, em 1964, os dois templos foram salvos, sob coordenação da Unesco de ficarem submergidos pela subida das águas do lago Nasser, consequência direta da construção da grande barragem de Aswan. Com 40 milhões de dólares de recursos de diversos países, foi realizada uma impressionante façanha: remover os dois templos inteiros, que foram cortados em 1036 blocos, com um peso médio de 30 toneladas cada, e transportá-los para uma parte mais alta, remontando-os como um quebra-cabeça.
Como Chegar
Os templos de Abu Simbel, se localizam no extremo sul do Egito, e para chegar lá é preciso viajar até a cidade de Aswan, a 950 quilômetros do Cairo, quase na divisa com o Sudão.
De lá, partem os micro-ônibus que levam, diariamente, centenas de turistas para Abu Simbel. Como a viagem é feita em comboio – uma medida adotada pelo governo depois dos atentados terroristas de 1997 – temos que acordar por volta das 3h e aguardar até que a polícia autorize a nossa partida. Existem também um tour que parte às 10 da manhã.
Após mais de 3 horas de viagem, por 300 quilômetros cortando o deserto do Saara, chega-ses aos famosos templos de Abu Simbel! Os templos foram construídos por ordem do faraó Ramsés II em homenagem a si próprio e à sua esposa preferida Nefertari e estão entre os mais bem conservados de todo o Egito.
História
O rei Ramsés II (1290-1223 a.C aprox.) escolheu este sítio privilegiado para construir dois templos fascinantes, escavados inteiramente na rocha do monte. O primeiro templo foi dedicado ao próprio rei divinizado Ramsés II e aos deuses Rá-hor-Akhty, Amón, Petah. O segundo templo, menor em termos de tamanho, foi dedicado à deusa Hathor, e à esposa favorita de Ramsés II, a rainha Nefertari. Ramsés II é um dos mais celebres soberanos da História Antiga do Egito. É considerado, sem dúvida, o primeiro construtor do Egito, pois grande parte dos monumentos conservados de hoje data do seu reinado.
Templo de Ramsés II - O objetivo do templo maior era impressionar os vizinhos ao sul e reforçar a influência da religião egípcia na região. A fachada do templo tem 33 metros de altura por 38 metros de largura e é guardado por quatro estátuas sentadas, com cerca de 20 metros de altura cada, esculpidas diretamente na rocha. Todas as estátuas representam Ramsés II, sentado em um trono com a coroa dupla do Alto e Baixo Egito. A estátua do lado esquerdo da fachada do templo foi danificada por um terremoto. Foi discutido sobre a possibilidade de reconstruí-la ou não, com a remoção e recolocação do templo, mas foi decidido deixá-la como antes. Pode-se ver estátuas menores ao pé das quatro estátuas principais da fachada, representando alguns membros da família do rei, como sua mãe, esposa e alguns de seus descendentes. O interior do templo estende-se para a montanha em cerca de 64 metros e tem um layout semelhante ao da maioria dos templos do antigo Egito, com várias salas antecedendo a sala do santuário. O primeiro salão contém oito estátuas de Ramsés II elevado a Deus, tomando a forma de Osíris. Estas estátuas estão ligadas à colunas. Nas paredes estão imagens e hieróglifos descrevendo a suposta vitória de Ramsés II na batalha de Qadesh e cenas das vitórias dos egípcios na Líbia, Síria e Núbia. A sala também possui armazéns, agora vazios, em seus lados. Movendo-se mais profundamente no templo encontra-se uma segunda sala, com quatro pilares decorados que mostram o rei a abraçar várias divindades como um sinal de sua união espiritual e predileção e, bem no fundo, fica uma sala menor, o santuário, com a estátua de Ramsés II sentado em um banco com três outros deuses Ra-Harakhty, Amon e Ptah. O templo foi construído em tal direção que nos dias 21 de outubro e 21 de fevereiro (61 dias antes e 61 dias após o solstício de inverno, respectivamente) o sol penetrava no santuário, localizado na parte de trás do templo, e iluminava os rostos de Rá-hor-Akhty, Amón e Ramsés II, deixando apenas o rosto do deus Ptah no crepúsculo, pois ele era considerado o deus das trevas. Diz-se que estas datas correspondem aos dias do aniversário do rei e sua coroação, embora sem dados comprobatórios. Após o deslocamento do templo, verificou-se que agora o fenômeno solar ocorre com a diferença de um dia, iluminando as estátuas nos dias 22 de outubro e 22 de fevereiro (60 dias antes e 60 dias após o solstício). Isso mostra como os egípcios eram excepcionais engenheiros, matemáticos e astrofísicos!
Templo de Nefertari
Templo de Nefertari - Enquanto o Grande templo de Abu Simbel é um templo com estatuária excessiva e de tamanho exorbitante, o templo de Nefertari parece ser baseado no templo funerário da rainha Hatshepsut (1520 aC.). O templo é muito simples e construído em dimensões bastante inferiores às do templo de Ramsés II. O pequeno templo de Abu Simbel, localizado 150 metros a norte do templo maior, foi construído em honra à sua esposa preferida, Nefertari (dentre suas mais de 100 esposas), e é dedicado à deusa do amor e da beleza, Hathor. A fachada do templo é composta por seis estátuas, cada uma com dez metros de altura, todas com a perna esquerda mais à frente da direita, como em posição de marcha. Duas delas são de Nefertari e cada uma dessas estátuas está ladeada por duas estátuas de Ramsés II. A ordem dos colossos da esquerda para a direita é a seguinte: Ramsés II com a coroa do Alto Egito e a barba postiça; Nefertari com características da deusa Hathor, disco solar entre 2 altas plumas e cornos de vaca; Ramsés II com a coroa branca do Alto Egito e a barba postiça; Ramsés II com a coroa dupla da união do alto e baixo Egito e barba postiça; Nefertari com características da deusa Hathor, disco solar entre 2 altas plumas e cornos de vaca; Ramsés II com o nemes, a coroa atef e a barba postiça.
Veja minha experiência em Abu Simbel aqui: Egito - Roteiro 4 dias - Cruzeiro no Nilo - Aswan e Luxor
Você pode fazer uma cotação sem compromisso de passeios e guia no Egito comigo: contato@viagensmundoafora.com.br ou aqui pelo site, deixe um comentário no final deste post.
Se quiser receber todas as atualizações do site, curta a página no facebook:
Reserve seus hotéis no Booking.com: http://www.booking.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!